terça-feira, 26 de outubro de 2010

Vai tentar mestrado? Cuidado com a maresia!


Este texto não tem fins motivacionais, apenas dicas, a partir de experiências vividas e observadas. Não espererm nada como Willian Douglas, Leonardo Boff, também não esperem um Joseph Climber...


Há um tempo atrás... não tão distante, talvez pela não frequente exigência, os recém-graduados não se importavam tanto em saltar de imediato para o mestrado. Passavam alguns anos dando aula em escolas de ensino fundamental e médio, e, com o tempo e o aumento de opções, passavam a se interessar pelo mestrado.


Hoje vemos um cenário bastante diferente...


Hoje, devido às exigências pessoais, profissionais, familiares, etc... os alunos, antes mesmo de receberem o canudo, já estão participando de seleção de mestrado.
Bom? Bom! Isso tem provocado um aumento de qualidade na classe dos professores (deixo bem claro que um bom professor não precisa, necessariamente, ser mestre), além de uma classe de estudantes muito mais centrada em uma carreira acadêmica bem feita.


Com o aumento da procura, passar em uma seleção de mestrado está cada vez mais difícil, apesar do nítido aumento do número de vagas. Alguns mestrados, para selecionar os melhores entre os melhores, estão aumentando número de fases e aumentado o nível de dificuldade de cada uma dessas fases.


Claro, como tudo na vida, passar no mestrado exige esforço.


Este blogueiro que vos fala, por exemplo, acabou de tentar e, por “falhas técnicas”, não passou. Me jogarei do alto de uma ponte? Não, não... É aprender para não precisar aprender novamente. E, como bom aluno que sou (tento ser)... tirei boas lições disso e estou aqui para compartilhá-las.


1º Saiba exatamente o que quer...
Se vai tentar mestrado, você precisa de um objeto de estudo claro em sua mente. Mais do que isso, você precisa de um objeto que te provoque vontade de estudar e não vontade apenas de ser aprovado... Daí então, procure o mestrado que mais combina com ele.


2° Não subestime nenhuma das fases...
Conheça cada uma delas e não dê mais imprtância à uma ou outra... TODAS são importantes e sem uma, você não chegará até a próxima... Se prepare para cada uma delas com a mesma importância que deu para anterior ou dará para a próxima.


3º Saiba administrar seu tempo...
Alguns mestrados exigem mais do que outros, mas, levando em consideração o itém anterior, saiba dedicar tempo suficente para cada uma das etapas.


4º Cuidado com a maresia...
Essa é demasiadamente importante, talvez a mais importante delas... Qual o grande mal da maresia? Ela provoca ferrugens... Se você deixa a geladeira de sua casa da praia sem manutenção, o que acontece? Ferrugens... Você se forma, passa dois anos parado, quase não lê e quase não escreve e vai tentar mestrado? Boa sorte! Será muito mais difícil... exigirá mais tempo, mais esforço, mais “quebrança de cabeça”... Mesmo que você se forme e não siga diretamente para uma tentativa de mestrado, sempre que puder, leia um livro que te interessa, leia um artigo da sua área e, o mais importante, ESCREVA! Mesmo que não publique o que foi escrito, ESCREVA! O tempo enferruja até a mais hábil das mentes, a maresia não perdoa!  Busque maiores conhecimentos... Como diz a propaganda do canal futura: “Conhecimento é irresistível”.


Fora todos esses passos... O resto é batalhar... Batalhas e mais batalhas... Desde pequenos somos levados a elas...

 Lembro dos meus jogos de Batalha-naval, War, Banco imobiliário... hehehe
Especialização, mestrado, doutorado, PHD... Quando eu for chegando à cada uma dessas etapas, vou contando como é... Daqui pra lá o Sentido Acadêmico virou um portal e meus filhos já estarão escrevendo nele... :D

Ricardo Araújo - @lricardoaraujo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário... Pode ser crítica, sugestão, elogio... O importante é comentar!