quarta-feira, 27 de julho de 2011

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE: MATRÍCULAS ABERTAS

As matrículas para os alunos da Universidade Federal de Sergipe já estão abertas, pela internet foi liberada desde a noite da última segunda-feira, 25/07/2011, e irá permanecer até as 7 horas da manhã do dia 02/08/2011.


Os alunos podem realizar a matrícula pelo site do DAA.


As ofertas de matéria para esse semestre também estão disponíveis, clique aqui para acessar.


Aconselhamos que o aluno acesse a página com a grade de matérias do seucurso. Após consultar sua grade, Confira a página de ofertas, escolha e anote as matérias (código da matéria e o da tuma) que pretende solicitar, tomando cuidado com o choque de horários entre as matérias.


Após fazer esse levantamento, vá até a página de solicitação de matrícula, que você acessa também através da sua página de Acesso ao usuário e insira os dados de cada matéria. O aluno que desejar também pode solicitar a dispensa da matrícula.


RESSALTAMOS que essas dicas foram elaboradas pela equipe do BLOG SENTIDO ACADÊMICO, NÃO SÃO OFICIAIS e cada aluno pode e DEVE ficar a vontade para realizar a matrícula da forma que achar mais confortável, tendo ciência de que cada decisão tomada será de sua inteira responsabilidade.

Ricardo Araújo @lricardoaraujo

OAB divulga lista de faculdades que tiveram aprovação zero em exame

Ordem diz que notificará MEC para supervisionar institutições


A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou nesta terça-feira (5) a lista de 90 instituições de ensino superior com aprovação zero no último Exame de Ordem (confira link no saiba mais). Essas faculdades tiveram 1.153 do total de 106.891 inscritos na prova. Das 90, 51 registraram menos de dez participantes e 39 registraram dez ou mais inscritos.
O exame, realizado em dezembro de 2010, reprovou 88,275% dos 106.891 bacharéis em direito inscritos. Do total, apenas 12.534 candidatos foram aprovados, de acordo com a OAB. O índice de reprovação da edição anterior já havia chegado a quase 90%. A prova é realizada pela Fundação Getulio Vargas.

A assessoria da FGV informou que os nomes dos aprovados foram disponibilizados na internet em 19 de junho.

"O presidente (da OAB) vai notificar o Ministério da Educação para colocar todas elas em regime de supervisão, que pode levar ao cancelamento", disse o secretário-geral da Ordem, Marcus Vinícius Furtado Coelho.

O MEC registra 1.120 cursos superiores de direito no país. São cerca de 650 mil vagas, segundo a OAB. Atualmente o MEC faz supervisões a instituições que têm mau desempenho no Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (Enade).

“Isso é reflexo, infelizmente, do ensino jurídico do Brasil", disse o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante. Os candidatos que fazem a prova pela segunda vez têm 7% de aprovação, em média, segundo a OAB. Aqueles que fazem o exame pela primeira vez ou estão no nono e décimo períodos da faculdade (treineiros) têm média de 25% de aprovação.

De acordo com Cavalcante, um estudo feito por ele com dados dos últimos quatro exames anteriores ao de dezembro de 2010 mostra que as 20 melhores instituições de ensino superior públicas aprovam, em média, entre 70% e 90% dos candidatos inscritos. Nas 20 piores universidades públicas e as 20 melhores universidades privadas, a aprovação média é de 40% a 60%. Já as 20 piores instituições particulares aprovam entre 3% e 5%. “Isso puxa para baixo o número de aprovações. Infelizmente, o maior número de estudantes está nas faculdades privadas”, disse Cavalcante.
Segundo Coelho, um grupo de universidades teve aprovação média de candidatos entre 80% e 90%. De acordo com o secretário-geral da OAB, são elas: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal do Ceará (UFCE), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Federal de Sergipe (UFS). "Isso significa que as boas aprovam quase todos os estudantes na primeira tentativa", disse Coelho.

O presidente da OAB disse que estuda a possibilidade de questionar na Justiça as aprovações de novos cursos feitas pelo Conselho Nacional de Educação “Não podemos conceber que o Conselho Nacional de Educação, fugindo dos parâmentos técnicos, autorize novas vagas”, afirmou.

Com relação às críticas de candidatos à dificuldade do exame, Cavalcante disse que não há reserva de mercado. “A OAB vive exclusivamente da contribuição dos integrantes. Os advogados pagam anuidade. Se tivéssemos dois milhões, teria recursos para desenvolver atividades bem maiores. Temos 700 mil advogados. Para a OAB, seria confortável. Nossa preocupação não se mede pelo número, mas pela qualidade”, disse.

A primeira prova do próximo Exame de Ordem da OAB está marcada para 17 de julho. A segunda fase está prevista para 21 de agosto.

Leia mais no Portal G1

INSS: O concurso mais esperado do ano já foi autorizado!

Concurso para o INSS é autorizado e deverá acontecer ainda neste ano

Dilma assinou liberação em caráter excepcional, diz ministério.
Cargos e número de vagas ainda serão definidos.

Ministério da Previdência Social divulgou nesta quarta-feira (20) que a presidente Dilma Rousseff autorizou, em caráter excepcional, a realização de um novo concurso público para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Segundo o ministério, o concurso deverá ser realizado neste ano; não há previsão do mês. O número de vagas e os cargos ainda serão definidos por técnicos da Previdência.

Todas as vagas serão abertas em novas agências do plano de expansão da rede de atendimento, que prevê a implantação de 720 novos postos da Previdência em cidades com mais de 20 mil habitantes que não possuem unidades fixas prestando todos os serviços previdenciários. Desse total, 71 já foram inauguradas. Até o final de 2014, as 649 unidades restantes deverão ser abertas, diz o ministério.

terça-feira, 26 de julho de 2011

CONCURSOS EM SERGIPE

Fique por dentro dos principais concursos que serão realizados em Sergipe.

  
Tribunal Regional do Trabalho – T.R.T. 20ª Região

Inscrições: 01/08 a 05/09/2011

Cargos: Técnico e Analista Judiciário - 2º e 3º Grau

Mais informações


Universidade Federal de Sergipe - U.F.S.

Inscrições: até 23/08/2011

Cargos: Professores - 3º grau



Universidade Federal de Sergipe - U.F.S.

Inscrições: 05/08/2011

Cargos: Professor Substituto - 3º grau

Mais informações


Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro

Inscrições: até 04/08/2011

Cargos: Diversos - 1º 2º 3º Grau

Mais informações 


Prefeitura de Graccho Cardoso

Inscrições:  até 14/08/2011

Cargos: Diversos -  1º 2º 3º Grau



Prefeitura de Canhoba

Inscrições: até 05/08/2011

Cargos: Diversos - 1º 2º 3º Grau

Mais informações

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Saiba que formações são aceitas em concursos de nível superior - Fonte: G1

Lia Salgado explica sobre tecnólogos, cursos sequenciais, entre outros.
Fonte: G1

Lia Salgado* Do G1, em São Paulo

Curso sequencial, a distância, tecnólogo, licenciatura e bacharelado: quais são aceitos como nível superior nos concursos? Para esclarecer às diversas dúvidas enviadas pelos internautas do G1, explico nesta coluna as diferenças entre eles e quais atendem a requisitos comuns encontrados nos editais, como "curso superior" e "graduação".

VEJA QUE FORMAÇÃO É ACEITA QUANDO O CONCURSO EXIGE...
CURSO SUPERIOR CURSO SUPERIOR COM DURAÇÃO MÍNIMA DE 4 ANOS GRADUAÇÃO
Tecnólogo Sim Não Sim
Curso sequencial de formação específica Sim Não Não
Curso sequencial de complementação de estudos Não Não Não
Curso a distância Sim, desde que ministrado por instituição que o MEC reconhece Sim, desde que ministrado por instituição que o MEC reconhece e com essa duração Sim, se for assim descrito e ministrado por instituição que o MEC reconheça; não, se for curso sequencial a distância
Bacharelado Sim Sim Sim
Licenciatura Sim Sim Sim


Tecnólogo
Os cursos superiores de tecnologia ou graduações tecnológicas são cursos de graduação de nível superior, com características especiais. O formato é mais compacto, com duração média em torno de 3 anos- menor do que a dos cursos de graduação tradicionais. Porém seu diploma tem validade nacional e deve ser aceito em concursos para nível superior, inclusive quando o edital exigir graduação de nível superior. Só não será aceito caso o edital exija especificamente bacharelado ou graduação com duração mínima de 4 anos.
O curso de tecnólogo, no entanto, não deve ser confundido com os cursos sequenciais, que não são graduações, ainda que sejam de nível superior.


Curso sequencial
Os cursos sequenciais são cursos de nível superior, mas não conferem título de graduação. Há dois tipos de cursos sequenciais definidos pelo Ministério da Educação: Cursos Sequenciais de Complementação de Estudos, com destinação individual ou coletiva, e conduzindo à obtenção de certificado; e Cursos Sequenciais de Formação Específica, com destinação coletiva e conduzindo à obtenção de diploma.
No caso dos cursos sequenciais de complementação de estudos, a criação pode ser feita sem autorização prévia do MEC e esses cursos não são objeto de reconhecimento, ao contrário dos cursos sequenciais de formação específica, sujeitos aos processos regulares de autorização e reconhecimento.
Assim, para concursos públicos que especifiquem apenas o requisito de ser portador de diploma de nível superior, quem fez curso sequencial de formação específica poderá se inscrever. Já o portador de certificado de curso sequencial de complementação de estudos (individual ou coletivo) não poderá.
Os concursos que especifiquem que os candidatos devam ser portadores de diploma de curso superior de graduação excluem os formados em qualquer curso sequencial.

Licenciatura e bacharelado
Licenciatura e bacharelado são graduações de nível superior, sendo que a licenciatura oferece, além das disciplinas inerentes ao curso escolhido, técnicas destinadas à formação de professores. No bacharelado, a formação proporcionada ao aluno é voltada para o mercado de trabalho. Ambos são aceitos em concursos que exigem curso superior e graduação. Há editais que poderão exigir bacharelado ou licenciatura especificamente, ou vetar um ou outro.

LEIA MAIS, CLIQUE AQUI!

* Lia Salgado, colunista do G1, é fiscal de rendas do município do Rio de Janeiro, consultora em concursos públicos e autora do livro “Como vencer a maratona dos concursos públicos”

segunda-feira, 18 de julho de 2011

TRT de Sergipe abre concurso para analista e técnico judiciário

Os salários são, respectivamente, de R$ 6.611,39 e R$ 4.052,96.
São 3 vagas e formação de cadastro de reserva.

O Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (Sergipe) abriu concurso para 3 vagas e formação de cadastro de reserva para analista e técnico judiciário. Os salários são, respectivamente, de R$ 6.611,39 e R$ 4.052,96.

As vagas de analista judiciário são nas áreas judiciária (graduação em direito), área judiciária - especialidade execução de mandados (graduação em direito), área administrativa - especialidade contabilidade (graduação em ciências contábeis) e área apoio especializado - especialidade odontologia (graduação em odontologia).

Já as vagas de técnico judiciário - área administrativa exigem curso de ensino médio.

As inscrições devem ser feitas no período das 10h do dia 1º de agosto às 14h do dia 5 de setembro no site www.concursosfcc.com.br. Para os cargos de analista judiciário - todas as áreas/especialidades a taxa é de R$ 82,50. Para o cargo de técnico judiciário - área administrativa a taxa é de R$ 65,50.

domingo, 10 de julho de 2011

Apresentação do livro Clorófitas e Magnoliófitas Marinhas do Brasil

Esse é o segundo volume da Série Flora Marinha do Brasil que abrangerá a biodiversidade tanto de macroalgas como de microalgas marinhas de nosso litoral e  produzida pela editora Technical Books. O primeiro volume introdutório abrangeu: a) a importância ambiental e humana das macroalgas marinhas; b) características florísticas das macroalgas marinhas; c) bases contemporâneas dos sistemas de classificação das macroalgas; d) abordagens avançadas de classificação das macroalgas pela biologia molecular e quimiosistemática; e) metodologia de campo, laboratório e guarda científica em herbário ficológico.

A presente obra que é o segundo volume da série apresenta 29 gêneros de macroalgas verdes e 3 gêneros de gramas marinhas, abrangendo:




a) descrição detalhada da morfologia e da reprodução dos corpos dessas plantas;
b) informações de utilidade humana e ambiental sobre espécies importantes do gênero; c) número de espécies do gênero no planeta;
d) obras importantes brasileiras que permitem a determinação segura das espécies de cada gênero;
e) distribuição geográfica no planeta e no Brasil;
f) farta ilustração das espécies representativas;
g) chaves morfológicas de identificação de cada gênero.
h) glossário técnico dos termos mais complicados.
i) literatura emblemática sobre algas verdes e gramas marinhas brasileiras.

Em suma, é um livro indispensável a quem deseja identificar com segurança a flora marinha do litoral brasileiro, pois a obra inclui as recentes atualizações nomenclaturais internacionais. Pelo seu caráter didático é dirigido a biólogos, oceanógrafos, engenheiros de pesca, ecólogos, botânicos, professores de biologia, botânica e biologia marinha, consultores socioambientais, educadores ambientais, gestores ambientais, engenheiros ambientais,  etc.

Alexandre de Gusmão Pedrini, organizador da série e um dos autores desse segundo volume, é biólogo, doutor, professor de botânica do Departamento de Biologia Vegetal do Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes  da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, organizou 7 coletâneas e foi autor único de um livro –todos publicados no Brasil.Possui também artigos e capítulos de livros publicados no Brasil e exterior.

O livro pode ser adquirido diretamente na editora à rua Gonçalves Dias, 89/2º andar, Salas 205/206, Centro, Rio de Janeiro, RJ; tel/fax 2224-3177; 2531-9027 ou pelo e-mail: vendas@tblivraria.com.br.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Concursos em Sergipe com inscrições abertas

IFS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
14 vagas para Professor Substituto
Salário: até R$ 3678,74
Nível: Superior
Inscrições até 11/07/2011

Prefeitura de Areia Branca
93 vagas para Vários Cargos
Salário: até R$ 2000,00
Níveis: 1º 2º 3º Grau
Inscrições até: 15/07/2011

Prefeitura de Gararu
14 vagas pasra Vários Cargos
Salários: até R$ 7000,00
Níveis: 2º e 3º Grau
Inscrições: 05/07/2011

Prefeitura de Lagarto
693 vagas para Vários Cargos
Salário: até R$ 2500,00
Níveis: 1º 2º 3º Grau
Inscrições: 15/07/2011

TRT - SE assina contrato para realização de concurso

O Tribunal Regional do Trabalho de Sergipe (TRT-SE) e a Fundação Carlos Chagas (FCC) assinaram o contrato para a realização do concurso público. A divulgação do edital está prevista para acontecer até o final do mês de junho. A expectativa é que as provas ocorram no segundo semestre de 2011.
O concurso público será para provimento dos cargos de Analista Judiciário, Área Judiciária, Sem Especialidade; Analista Judiciário, Área Judiciária, Especialidade Execução de Mandados; Analista Judiciário, Área Administrativa, Especialidade Contabilidade; Analista Judiciário, Área Apoio Especializado, Especialidade Odontologia; Técnico Judiciário, Área Administrativa.
  • As remunerações básicas são as seguintes:
Nível superior (para os cargos de Analista Judiciário) - R$ 6.611,39
1 - Remuneração vigente em junho/2011: vencimento básico + gratificação de atividade judiciária (Lei 11.416/2006) + abono variável previsto na Lei 10.698, de 2/7/2003;
2 - A remuneração inicial do cargo de Analista judiciário, Área Judiciária, Especialidade Execução de Mandados será acrescida da Gratificação de Atividade Externa - GAE, no valor de R$ 1.528,69.
Nível médio (para o cargo de Técnico Judiciário, área Administrativa) - R$ 4.052,96

FONTE: PCI CONCURSOS

Notícia completa em:

http://www.pciconcursos.com.br/noticias/trt-se-assina-contrato-para-realizacao-de-concurso