terça-feira, 26 de outubro de 2010

IV FÓRUM IDENTIDADES E ALTERIDADES: EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ETNICORRACIAIS

O “Fórum Identidades e Alteridades” é um evento de abrangência nacional que nasceu do diálogo de professores/as e pesquisadores/as de diferentes áreas que compõe o GEPIADDE – Grupo de Estudos e Pesquisas Identidades e Alteridades: Diferenças e Desigualdades na Educação.


No primeiro evento, realizado em 12 e 13 de setembro de 2007, o objetivo foi reunir um grupo de pesquisadores/as para discutir conceitos e formas de abordagem diferenciadas para os estudos das identidades
O II Fórum Identidades e Alteridades: Práticas e discursos em múltiplos espaços, realizado nos dias 13 e 14 de novembro de 2008 objetivou problematizar tanto o sujeito como o mundo contemporâneo em suas dimensões regional, nacional e global.
No III Fórum foram discutidas questões relacionadas às temáticas de gênero, sexualidade em articulação com outras diversidades como etnia/raça e aspectos da educação inclusiva, em diálogo com o contexto educacional em suas múltiplas abordagens.
O IV Fórum Identidades e Alteridades: Educação e Relações Etnicorraciais, a ser realizado de 10 a 12 de novembro de 2010, apresenta como objetivo promover o debate científico e educacional acerca da educação para as relações etnicorraciais a partir, principalmente, dos contextos africanos, afro-brasileiros e indígenas, em diálogo com outras diversidades culturais e sócio-políticas presentes na sociedade.
A proposta estabelece relação com as Leis 10.639/03 e 11.645/08, que tornam obrigatória a inclusão da história e cultura africanas, afro-brasileiras e indígenas nos currículos escolares, bem como com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnicorraciais e sua efetivação na Educação Brasileira.
II. INSCRIÇÕES: NORMAS E TAXAS

2.1. Das Inscrições:

Prazos:
a) Inscrição com trabalho para comunicação oral:

Envio do resumo: De 20 de setembro a 03 de novembro de 2010.
Envio do texto completo: De 15 a 30 de novembro de 2010. (após o evento)
b) Para ouvintes: De 20 de setembro a 07 de novembro de 2010 ou até o nº de vagas (500)

2.2. Procedimentos para Inscrição:
a) Com apresentação de Trabalho:
§ Envio de Resumo: Enviar proposta de artigo para o e-mail gepiadde@gmail.com seguindo as seguintes orientações:

- Escrever como assunto da mensagem “Resumo para o Eixo...” contendo três arquivos como anexos, na versão word 1997-2003, a saber:
1º - Arquivo em anexo contendo resumo, conforme as normas especificadas.
2º - Arquivo contexto a ficha de inscrição preenchida;
3º - Cópia do comprovante de pagamento da inscrição


Maiores informações clique aqui

Mayra Oliveira
Ricardo Araújo -@lricardoaraujo

Vai tentar mestrado? Cuidado com a maresia!


Este texto não tem fins motivacionais, apenas dicas, a partir de experiências vividas e observadas. Não espererm nada como Willian Douglas, Leonardo Boff, também não esperem um Joseph Climber...


Há um tempo atrás... não tão distante, talvez pela não frequente exigência, os recém-graduados não se importavam tanto em saltar de imediato para o mestrado. Passavam alguns anos dando aula em escolas de ensino fundamental e médio, e, com o tempo e o aumento de opções, passavam a se interessar pelo mestrado.


Hoje vemos um cenário bastante diferente...


Hoje, devido às exigências pessoais, profissionais, familiares, etc... os alunos, antes mesmo de receberem o canudo, já estão participando de seleção de mestrado.
Bom? Bom! Isso tem provocado um aumento de qualidade na classe dos professores (deixo bem claro que um bom professor não precisa, necessariamente, ser mestre), além de uma classe de estudantes muito mais centrada em uma carreira acadêmica bem feita.


Com o aumento da procura, passar em uma seleção de mestrado está cada vez mais difícil, apesar do nítido aumento do número de vagas. Alguns mestrados, para selecionar os melhores entre os melhores, estão aumentando número de fases e aumentado o nível de dificuldade de cada uma dessas fases.


Claro, como tudo na vida, passar no mestrado exige esforço.


Este blogueiro que vos fala, por exemplo, acabou de tentar e, por “falhas técnicas”, não passou. Me jogarei do alto de uma ponte? Não, não... É aprender para não precisar aprender novamente. E, como bom aluno que sou (tento ser)... tirei boas lições disso e estou aqui para compartilhá-las.


1º Saiba exatamente o que quer...
Se vai tentar mestrado, você precisa de um objeto de estudo claro em sua mente. Mais do que isso, você precisa de um objeto que te provoque vontade de estudar e não vontade apenas de ser aprovado... Daí então, procure o mestrado que mais combina com ele.


2° Não subestime nenhuma das fases...
Conheça cada uma delas e não dê mais imprtância à uma ou outra... TODAS são importantes e sem uma, você não chegará até a próxima... Se prepare para cada uma delas com a mesma importância que deu para anterior ou dará para a próxima.


3º Saiba administrar seu tempo...
Alguns mestrados exigem mais do que outros, mas, levando em consideração o itém anterior, saiba dedicar tempo suficente para cada uma das etapas.


4º Cuidado com a maresia...
Essa é demasiadamente importante, talvez a mais importante delas... Qual o grande mal da maresia? Ela provoca ferrugens... Se você deixa a geladeira de sua casa da praia sem manutenção, o que acontece? Ferrugens... Você se forma, passa dois anos parado, quase não lê e quase não escreve e vai tentar mestrado? Boa sorte! Será muito mais difícil... exigirá mais tempo, mais esforço, mais “quebrança de cabeça”... Mesmo que você se forme e não siga diretamente para uma tentativa de mestrado, sempre que puder, leia um livro que te interessa, leia um artigo da sua área e, o mais importante, ESCREVA! Mesmo que não publique o que foi escrito, ESCREVA! O tempo enferruja até a mais hábil das mentes, a maresia não perdoa!  Busque maiores conhecimentos... Como diz a propaganda do canal futura: “Conhecimento é irresistível”.


Fora todos esses passos... O resto é batalhar... Batalhas e mais batalhas... Desde pequenos somos levados a elas...

 Lembro dos meus jogos de Batalha-naval, War, Banco imobiliário... hehehe
Especialização, mestrado, doutorado, PHD... Quando eu for chegando à cada uma dessas etapas, vou contando como é... Daqui pra lá o Sentido Acadêmico virou um portal e meus filhos já estarão escrevendo nele... :D

Ricardo Araújo - @lricardoaraujo

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Tamanduá e filhotes de Furão são encontrados

Parabéns ao Pelotão ambiental e às pessoas que comunicaram o fato. 

Saudações

Mayra Oliveira 
Ricardo Araújo - @lricardoaraujo

Tamanduá e filhotes de Furão são encontrados
Fonte: SN1

Tamanduá em extinção e filhotes de Furão são encontrados na grande Aracaju. A existência destes bichos em áreas urbanas chama a atenção para a possibilidade de crime contra a natureza.
Para acessar a reportagem completa, clique aqui

domingo, 17 de outubro de 2010

I Ciclo de palestras GEOPLAN




Data: 09/11/2010
Local: Auditório do CODAP
Valor: R$10,00 (Certificado de 10 horas)
Inscrições e Maiores Informações:
Sala do GEOPLAN
(Sala 1 do PRODEMA/UFS, Tel.: 2105-6796)
http://grupodepesquisageoplan.blogspot.com/

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

CINEMA: Tropa de Elite 2: o inimigo agora é outro. Missão dada é missão cumprida!




Cuidado... se você não assistiu o filme é melhor não ler...

Acho que é fato... Tropa de Elite 2 pode ser considerado como a primeira Mega-produção do cinema brasileiro... O que pode representar uma grande revolução para o nosso, ainda criança, cinema moderno brasileiro.
Como detalhista que sou, preferi assistir ao filme duas vezes. A primeira para curtir o filme e a segunda para observar os detalhes.

O Tropa 1 chamou atenção pelo realismo dos fatos destacados e pela “super-pirataria” que tomou conta desta primeira produção. Para mim, o primeiro filme não passou muita coisa além de um choque de realidade, não percebi muita profundidade na história e nem muito motivo para grandes elogios ao roteiro. Nota 7 é o que daria...

Já o Tropa 2... veio com um enfoque bastante interessante... além de um esquema de guerra para evitar a pirataria.
Não que tenha deixado de lado o choque de realismo, pelo contrário, acentuou ainda mais, só que com uma trama muita bem elaborada por trás.

O filme:
De volta ao BOPE, o agora Coronel Nascimento está envolvido em uma trama complexa. Após uma rebelião em Bangu 1, onde o Capitão Matias comete um erro de subordinação, o Coronel Nascimento é visto como vilão pelas autoridades governamentais e pelo movimento dos direitos humanos, mas, pela maioria é visto como herói, o que causa uma divergência entre as autoridades competentes sobre o futuro dele na corporação. Diante da pressão popular, o Coronel Nascimento, como ele próprio fala, acaba caindo, “mas caindo para cima”, sendo promovido à sub-secretário de inteligência da secretaria de segurança pública do Rio de janeiro.
Nascimento se vê de frente à uma grande oportunidade de bater de frente com o “sistema” e faz do BOPE uma arma de guerra contra o tráfico de entorpecentes. O que o Coronel não contava é que o “sistema” seria muito mais rápido e se adaptaria rapidamente à nova realidade. Os inimigo agora são outros e muito próximos: a Polícia militar e políticos de alto escalão do estado do Rio de Janeiro.
Durante o combate a essa nova realidade, Nascimento tem que conviver com crise familiar, desafeto com seu grande amigo Capitão Matias e a ideia de, diante da proximidade do inimigo, não poder confiar em ninguém.

Direção e produção:
José Padilha já tinha demonstrado,no Tropa 1, o seu estilo arrojado de fazer filmes. Cenas sempre agitadas, mas com uma edição muito bem controlada e coerente. Mas, mesmo assim a edição pecou em alguns momentos, como na cena da emboscada ao Coronel Nascimento onde a troca de câmeras acabou confundindo, mais do que deveria, quem era amigo e quem era inimigo do protagonista. Para mim, o grande exemplo de edição bem feita continua sendo Cidade de Deus.
Destaco a direção de fotografia que proporcionou ótimos enquadramentos baseados em cenários perfeitos e bem montados. A operação de áudio e a qualidade das imagens, graças ao “bum” de recursos recebidos, deram um salto gigantesco, mas é uma pena que as salas de cinema aqui do estado de Sergipe pequem tanto na qualidade de seus equipamentos!

Elenco:
Em relação ao Tropa 1, os atores de maior destaque foram mantidos:

Eu sei quando um ator superou minhas expectativas quando não consigo imaginar nenhum outro no mesmo papel. Dessa vez, Wagner Moura (Nascimento) André Matos (Fortunato) me proporcionaram esse sentimento. Wagner Moura foi impecável neste papel, sem queixas, o papel nasceu pra ele e ele não decepcionou, construiu uma imagem de um homem grosseiro, mas educado quando tem que ser, aberto ao diálogo, mas autoritário quando o seu trabalho o obriga e incorruptível, mas humano como qualquer um.

André Matos nos brindou com uma atuação surpreendente. Ele fez um papel daqueles que apesar de “coadjuvantes”, sempre serão lembrados quando falarem do filme! Isso mesmo, O Deputado Fortunato no proporcionou risadas, raiva e principalmente um sentimento de “bem preegado!”...

Seu Jorge, na curta participação, também mandou muito bem! André Ramiro (Matias), por mais que não seja o meu preferido para o papel (diante de uma passividade, incompatível com o personagem, que o rosto dele, naturalmente, passa) supriu bem a necessidade do papel. Maria Ribeiro (Rosane), Irandhir Santos (Dep. Fraga), Sandro Rocha (Major Rocha) e Milhem Cortaz (Cap. Fábio) completaram com louvor o ótimo elenco do Tropa 2.

Possíveis falhas na história:
A trama traz como líderes de quadrilha o deputado estadual, o secretário da SSP e o governador do Rio. No fim, quando Nascimento vai à Assembleia Legislativa e, como dito no filme, joga a “merda no ventilador”, é mostrado o Deputado Fortunato preso, o deputado Federal eleito e o governador reeleito. Mas só o Deputado Fortunato preso? Por que? Aí você me diz: Ricardo, a corda sempre arrebenta no lado mais fraco... CONCORDO PLENAMENTE, mas, pela lógica, ele não iria querer ir sozinho... Aí vem você novamente e diz: Ricardo, político não fica preso muito tempo e devem ter dado garantias ou ameaças razoáveis a ele... mais uma vez CONCORDO PLENAMENTE, mas eu pergunto: o que custava explicitar isso? Nem sempre para bom entendedor meia palavra basta...
Fora isso, alguns pequenos erros de coerência de cenas foram notados, mas nada relevante.

Impressão final:

Na minha modéstia opinião, o filme É MUITO BOM! Preenche as lacunas deixadas no 1 e nos mostra o quanto é difícil bater de frente com o “sistema”... O roteiro foi muito bem montado, o elenco muito bem escolhido e a direção fez um ótimo trabalho. Mas, muito mais que um ótimo filme, Tropa 2 chega para reafirmar quanto o cinema brasileiro tem amadurecido e quanto potencial o mesmo ainda tem sobrando! Espero que esta fase do cinema brasileiro evolua e não pare no tempo... Hoje, o cinema brasileiro vem conquistando um espaço jamais visto e mostra que deve ser levado realmente a sério.
Depois do sucesso de Tropa 1, José Padilha recebeu uma missão desafiadora e deitou e rolou em cima dela. Fecho minha impressão deste filme com um bordão característico da trama: MISSÃO DADA, PARCEIRO, É MISSÃO CUMPRIDA.

Músicas para ouvir depois do filme:
O calibre: Paralamas do sucesso
Até quando: Gabriel O pensador

Saudações
Ricardo Araújo - @lricardoaraujo

terça-feira, 12 de outubro de 2010

CINEMA: “A política só obedece à mídia” - Tropa de Elite 2



Bem... Tive que assistir duas vezes esse filme na perspectiva de nada perder. Filme Brasileiro em que o Wagner Moura faz um ótimo papel de narrador (bem, ele também é um ótimo ator),em que novas figuras - por mim desconhecidas - muito me admiraram em suas atuações, ‘CARACAS’ (fica mais bonitinho eu falar assim a ter que usar a expressão como a tão utilizada no filme ‘CARAL$#%¨’) o personagem Rocha dominou os meus olhos em todos os instantes, sem contar no ator André Matos que, em único papel, escancarava os personagens da vida real (bem, acredito que todos estados devem ter programas de televisão com uma figura ‘idêntica’ ao do Fortunato, não é ‘Bareta’?). Outras ‘figuras’ também me cativaram... outras cenas contaram com a minha admiração (filme brasileiro...). Mas não posso ocultar o que muito foi ‘disfarçado e/ou apresentado’ de maneira arguciosa: a MÍDIA. Bem... Por que a Globo filmes patrocinou esse filme hein?! Por que esse filme só foi lançado depois das eleições? Por que o Sr. Fortunato ganhou as eleições p deputado? Por que o orgulho só é ‘quebrado’ quando o tiro chega a nossa casa, Capitão Nascimento? Mas aqueles ‘tapinhas’, só sobre aviso, que foram dados no secretário de segurança pública do Rio de Janeiro, nossa me senti realizada (p.s. não sou uma mulher violenta e não sou a favor da violência! Tudo é culpa do sistema!).

Bem... Vamos exercer a cidadania da democracia nas eleições desse sistema corrupto... ‘Terra adorada... Ó pátria amada’ herança para nossas crianças!

Saudações

Mayra Oliveira

CONCURSOS: PRÓXIMOS CONCURSOS EM SERGIPE

Inaugurando a sessão de concuros, estamos colocando um resumo dos próximos conrsos que serão realizados no estado de Sergipe 



Sergipe: Prefeitura de Nossa Senhora da Glória
Vagas: 113
Salários: até R$ 510,00
Nível: fundamental e médio
Inscrições: até 31/10/2010
-----------------------------------------------------
Sergipe: Prefeitura de Nossa Senhora da Glória
Vagas: 78
Salários: até R$ 1839,60
Nível: fundamental, médio e superior
Inscrições: até 31/10/2010
-----------------------------------------------------
Sergipe: Prefeitura de Poço Verde
Vagas: 38
Salários: até R$ 4000,00
Nível: fundamental, médio e superior
16/10/2010
-----------------------------------------------------
Sergipe: Universidade Federal de Sergipe (UFS) - Professores
Vagas: 10
Salários: até R$ 7333,67
Nível: Superior
Inscrições: 19/10/2010


Saudações

Ricardo Araújo - @lricardoaraujo
Mayra Oliveira

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

2° Simpósio de Práticas Organizacionais em Psicologia e Administração


       Nos dias 16 e 17 de outubro acontece o 2° Simpósio de Práticas Organizacionais em Psicologia e Administração, organizado por graduandos do 10° período de Psicologia da Universidade Federal de Sergipe - UFS. Por ter tido uma adesão massiva em sua 1ª edição, este novo evento foi um passo natural e bastante solicitado pela comunidade acadêmica e profissional. O Simpósio mantém a proposta e reúne palestras de profissionais das duas áreas com foco nas atividades práticas de Recursos Humanos nas organizações, inclusive com participação de profissionais da Bahia. Ao todo serão 10 palestras ministradas e 1 ‘mesa’ que acontecem no auditório do Hospital de Urgências de Sergipe (HUSE).

     O Simpósio é voltado para profissionais, estudantes e o público-geral interessado em Recursos Humanos, com vagas limitadas. As inscrições estão abertas e podem ser feitas na rede de livrarias Escariz, no Jardins, Riomar, Unit e UFS. Para estudantes de graduação, a inscrição custa R$ 35,00, com desconto para pacote de 3 inscrições (R$ 30,00 cada), já para profissionais o preço é de R$ 55,00.

      Mais informações através dos telefones 9979 -1068 ou 8819 – 3103, com Othon Neto;
 
Confira a programação
Sábado, 16 - manhã
07h30 às 08h00 – Cadastramento e Abertura
08h00 – Prof. Esp. Maria Margareth (Pio X) - “Resiliência: uma perspectiva do candidato ou do profissional de seleção de pessoas?”
08h50 – Prof. Drº Rivaldo Sávio (UFS) - “Práticas em Treinamento Organizacional”
10h00 – Brígida Chagas (VCA) - “Gestão Estratégica, uma nova visão em RH”
10h50 – Drª Valbia Cristiane (Equilíbrius) - “Psicólogos e Administradores: Em busca de uma atuação consciente das empresas”
  
Sábado, 16 – tarde
14h00 – MSc. Sílvia Manoela (Ages) - “O Assédio Moral nas Organizações”
14h50 – Esp. Aldo Rezende - “Práticas de recrutamento e seleção psicodramáticas”
16h00 – MSc. Sara Raquel (Vale) & Márcia Carvalho (Vale) - “Implicações do psicólogo do trabalho: uma perspectiva além processos de RH”
 
 Domingo, 17 – manhã
08h00 – Drª Sueli Leon (UFS) – “Relações interpessoais na Organização”
08h50 – Drº Jefferson Sales (UFS) - “O que sua empresa pensa de você?
10h00 – Fernanda Uzeda (Ages) - “O diferencial da Psicologia nas Organizações”
10h50 – MSc. Ítalo Emanuel (UNIT) - “O papel do coach nas Organizações”

terça-feira, 5 de outubro de 2010

S.A. APOIA: Pegada Ecológica - Campanha da WWF


Pegada Ecológica? O que é isso?

Fonte: WWF Brasil


Você já parou para pensar que a forma como vivemos deixa marcas no meio ambiente? É isso mesmo, nossa caminhada pela Terra deixa “rastros”, “pegadas”, que podem ser maiores ou menores, dependendo de como caminhamos. De certa forma, essas pegadas dizem muito sobre quem somos!  [Leia mais]


Para saber mais sobre esta campanha, clique aqui


Saudações




Mayra Cristina

Ricardo Araújo - @lricardoaraujo

VI Simpósio Estado e Poder: Cultura

18 a 21/10

VI Simpósio Estado e Poder: Cultura

LOCAL:UFS

HORÁRIO:diurno e noturno

O Núcleo de Pesquisas sobre Estado e Poder no Brasil (UFF) e os Grupos de Pesquisa História Intelectual e das Idéias (UFS) e História do Tempo Presente (UFS), organizadores do VI Simpósio Nacional Estado e Poder: Cultura, que se realizará no período de 18 a 21 de outubro de 2010 nas dependências da Universidade Federal de Sergipe, informam a programação do evento e comunicam a abertura de inscrições para as sessões de Comunicações Coordenadas.



PROGRAMAÇÃO:

Dia 18/10/2010:
TARDE: CREDENCIAMENTO
NOITE: Conferência de Abertura

Dia 19/10/2010:
MANHÃ: Mesa 1 – “Engenheiros e Cultura Tecnocrática” e Mesa 2 – “Cultura e Mídias”
TARDE: Sessões de Comunicações Coordenadas
NOITE: Mesa 3 – “Estado, Cultura e Intelectuais”

Dia 20/10/2010:
MANHÃ: Mesa 4 – “Cultura, Religião e Elites” e Mesa 5 – “Intelectuais e Cultura no Brasil da Primeira República”
TARDE: Sessões de Comunicações Coordenadas
NOITE: Mesa 6 – “Cultura Escolar e Ensino Técnico no Brasil”

Dia 21/10/2010:
MANHÃ: Mesa 7 – “Políticas Públicas e Cultura Política” e Mesa 8 – “Intelectuais e Cultura no Brasil Oitocentista”
TARDE: Sessões de Comunicações Coordenadas
NOITE: Conferência de Encerramento


ORGANIZAÇÃO


Núcleo de Pesquisas sobre Estado e Poder no Brasil (UFF) e os Grupos de Pesquisa História Intelectual e das Idéias (UFS) e História do Tempo Presente (UFS). Contato: fabiomaza@uol.com.br.

Fonte: Novo Portal UFS

domingo, 3 de outubro de 2010

EVENTOS: VIII Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas

VIII Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas




Inscrições abertas a partir de Janeiro de 2011

Abertura das Inscrições dos Trabalhos Científicos a partir de Dezembro de 2010




Mais informações clique aqui

sábado, 2 de outubro de 2010

DOWNLOAD: MODELO DE FICHAMENTO PARA A TURMA ESTÁGIO IV

Olá,

Hoje estamos disponibilizando o download de um modelo de fichamento. O mesmo, apesar de ser direcionado para a turma de Estágio IV do curso de Pedagogia diurno da Universidade Federal de Sergipe, também pode ser útil para outros acadêmicos.

Aproveitem!






Obs.: turma, um fichamento é uma forma de investigação que se caracteriza pelo ato de fichar (registrar) todo o material necessário à compreensão de um texto ou tema. Assim, o mesmo deve ter no máximo 2 (duas) páginas. Bons estudos.


Instruções:

1- clique no link abaixo ou na figura acima e você será direcionado para a página de download do 4shared;

2- clique em "Download now";

3- espere 20 segundos e clique em "Download file now"



sexta-feira, 1 de outubro de 2010

TRABALHO DE PESQUISADORES DO GEOPLAN É PREMIADO.




No período de 22 a 30 de Setembro ocorreu o 20º Encontro de Iniciação Científica da Universidade Federal de Sergipe, foram apresentados pesquisa em todas as áreas do conhecimento. A Coordenação de Pesquisa da UFS junto com a comissão externa de avaliação premiaram o trabalho “Fitoindicação em Remanescente Florestal e áreas urbanas Sergipe- Phytoflora e Phytocitas”, realizado pelos membros (Edson, Vinícius, Douglas e Heloísa) do Grupo de Pesquisa em Geoecologia e Planejamento Territorial – GEOPLAN/CNPq/UFS, coordenado pela Dr. Rosemeri Melo e Souza.


Saudações


Mayra Cristina
Ricardo Araújo - @lricardoaraujo